domingo, 24 de novembro de 2013

Critérios utilizados na elaboração de material didático na EAD

No ensino a distância não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial são também as mais adequadas ao ensino a distância. O que muda, basicamente, não é a metodologia de ensino, mas a forma de comunicação. Isso implica afirmar que o simples uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade, segundo as mais modernas concepções de ensino12 . As estratégias de ensino devem incorporar as novas formas de comunicação e, também, incorporar o potencial de informação da Internet.
Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional.
A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Para  atingir  o  cumprimento  dessas  funções,  o  livro  didático  deverá possibilitar  ao  aluno  as  condições  para  a  construção  do  conhecimento  e  a  aquisição de métodos, atitudes e hábitos de  trabalho e vida, a partir de uma proposta pedagógica que  lhe atribua um papel ativo num processo de ação-reflexão-ação.  Esse  processo  deve  promover  a  aquisição  de  novos  conhecimentos a partir da  integração entre o que é proposto para estudo e  as  suas  competências  individuais,  com  base  na  síntese,  integração  e  transferência.  Esse  processo  deve  envolver  a  resolução  de  situações problema  significativas  e  próximas  de  situações  da  vida  profissional,  social
ou pessoal, bem como a  responsabilização do aluno na avaliação das suas  aprendizagens  e  produções e  na  interacao  As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas. Com o alargamento da banda de transmissão, como acontece na TV a cabo, torna-se mais fácil poder ver-nos e ouvir-nos a distância. Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem, principalmente cursos de atualização, de extensão. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas envolvidas.
Teremos aulas a distância com possibilidade de interação on-line (ao vivo) e aulas presenciais com interação a distância.
 
Algumas organizações e cursos oferecerão tecnologias avançadas dentro de uma visão conservadora (só visando o lucro, multiplicando o número de alunos com poucos professores). Outras oferecerão cursos de qualidade, integrando tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras, com foco na aprendizagem e com um mix de uso de tecnologias: ora com momentos presenciais; ora de ensino on-line (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes); adaptação ao ritmo pessoal; interação grupal; diferentes formas de avaliação, que poderá também ser mais personalizada e a partir de níveis diferenciados de visão pedagógica. geração  favorecedora  de  conflitos  sócio-cognitivos.


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